Pesquisa no Blog

sexta-feira, 8 de maio de 2009

ZOON POLITIKUM


"O homem é um animal político" - Aristóteles



Desde os primórdios da vida do homem na Terra, podemos observar a tendência humana a viver coletivamente, primeiramente em pequenos grupos de relações consanguíneas, posteriormente numa formação grupal mais complexa como a sociedade que hoje conhecemos. A socialização é um fator importante para o desenvolvimento das capacidades e necessidades humanas, uma vez que é através do relacionamento que podemos aprender e ensinar experiências às gerações vindouras com a finalidade de que os que vêm depois de nós não passem pelas mesmas dificuldades que passamos. Não é à toa que o filósofo Aristóteles relata ser o homem um animal político (político = da polis, ou seja, cidade) - o homem é um ser da cidade, da sociedade. Diante desses fatos, como podemos definir nossa atuação dentro dos grupos e contatos sociais que estabelecemos durante nossa rotina semanal?

16 comentários:

Srta. Duarte disse...

"O ser humano quando nasce é uma página branca de um livro"
Essa é a frase mais apropriada que encontrei para descrever o ser humano antes da apreensão de costumes, valores, crenças...enfim,sem ter experiências. O ser humano precisa conviver para se tornar "humano"!!!

Anônimo disse...

Atualmente, dentro do grupo educativo estamos adquirindo novos conhecimentos, a cada dia que passa estamos conhecendo algo novo, adquirimos novas habilidades, mudamos nosso comportamento, nossa linguagem, modo de pensar de agir diante da sociedade. Dentro da sala, nos corredores, no intervalo, estamos sempre em contato social, nos socializando, criando novos amigos. Com isso estamos nos enriquecendo de sabedoria, nada esta sendo perdido mais sim aproveitado a cada minuto. E se não existisse a sociedade, não adquirimos os conhecimentos e habilidades que estamos adquirindo. Nos seres humanos necessitamos desses conhecimentos e habilidades. por isso temos que viver em sociedade, para adquirir aquilo que não temos.

Aluno: Lucas dos Santos silva
Curso: Direito
Disciplina: Sociologia
Termo: 1º Turma: B

Andre Siqueira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andre Siqueira disse...

Ao buscar um conceito para o termo sociedade, é possivel imaginar em sócios, pessoas que se unem para obter um objetivo, um fim, o bem comum. São coloborações conscientes que buscam a harmonia e a paz social, respeitando coletivo e o individual.

Segundo Aristóteles " É impossivel a existência do homem semviver em contato com os outros homens (animal social) ".

DIÓGENES 1º B -DIREIITO disse...

Nossa rotina semanal envolve inter-relações de caráter econômico, profissional, educacional, afetivo, entre tantos outros. Dessas inter-relações entre os indivíduos advêm experiências que edificam o homem enquanto membro ativo de uma sociedade. Sem tais experiências, poder-se-ia dizer, metaforicamente, que o homem é um balão vazio, que necessita ser preenchido, o que se dá através do convívio social.
Com efeito, conclui-se que o homem é incapaz de viver se não estiver inserido numa coletividade, apontando-se como anormais aqueles que se isolam, uma vez que, no conjunto das necessidades humanas há aquelas que só se satisfarão através da convivência, do relacionamento coletivo, do viver em grupo. E essa verdade persiste desde os primórdios da existência humana, e evoluiu de relações simples até as mais complexas, como as relações diplomáticas internacionais que se dão entre diversos países nos dias de hoje. Daí se justifica dizer que o homem é um ser político, um ser social provido de capacidade e necessidade constante de interação. Nossa atuação dentro dos grupos sociais é, portanto, essencial, já que dela advêm benefícios, soluções para nossos dilemas, alimento para o nosso crescimento enquanto seres em constante desenvolvimento.

Grazielli disse...

"...primeiramente em pequenos grupos de relações consanguíneas" foi assim que começamos,e não vivemos só em relação familiar mas em sociedade.

Anônimo disse...

Nos como pessoas como aprender muito dentro de uma sociedade grupos de pessoas sao necessidades para com todos normais com finalidade de ensinar tambem seja para quem for.
Curso;Direito Termo;1°B

MARCOS AURÉIO M. 1° B, DIREITO disse...

Segundo a bíblia, no livro de Genesis: cap.1 vers. 27;28
Crio Deus o homem à a sua imagem; á imagem de Deus o criou; macho e fêmeas os criou.E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai e Multiplicai-vos, e enchei a terra,
A vida política do homem teve a origem familiar (homem, mulher depois homem mulher filhos...), com o aumento das famílias surgiram as comunidade, logo depois surge a sociedade, pois neste estagio evolutivo o homem se organizava politicamente. Portanto desde a criação o homem foi feito para viver em sociedade, ou seja, com a capacidade de se sociabilizar e de se socializar, portanto desde o principio o homem se organiza politicamente

Anônimo disse...

Nos como pessoas como aprender muito dentro de uma sociedade grupos de pessoas sao necessidades para com todos normais com finalidade de ensinar tambem seja para quem for.
Curso;Direito Termo;1°B
Natanael

vanderlei 1º B disse...

Os homens primitivos viviam muito em pequenos grupos, que era conhecidos como comunidade. Atualmente ainda existe comunidade da época primitiva, mas vivemos hoje, tanto em comunidade como em sociedade que são grupos maiores. Portanto todos tem os contatos sociais da mesma maneira na comunidade como na sociedade.

Unknown disse...

Os contatos sociais em nossa vida é extremamente importantes. É através do nosso convívio que adquirimos sabedoria, experiências, com ele é que aprendemos a conviver com as diferenças e até desenvolvemos nosso sentimento de caridades. Tanto contato social primário e secundário é importante para nós, pois um gera independência e outra afetividade, amor, carinho, enfim adquirimos experiência para que no futuro possamos passar o que aprendemos com esse convívio.

Mayza Zanatti 1ºB Direito

GRACIELY CUENETE SILVA - FAPE 1°B disse...

Podemos afirmar que o ser humano não é naturalmente sociável, isso ocorre com a convivência em sociedade, e essa vivência acontece tanto por interesse como por necessidade, em se comunicar, desenvolver, procriar, etc.

GRACIELY CUENETE SILVA 1°B

Unknown disse...

Fernanda França
Estamos sempre em constante modificação, aprendendo e ensinando,precisamos desse contato social para que aprendamos a conviver e respeitar as diferenças e sermos pessoas melhores.

Unknown disse...

Podemos definir que nós fomos feitos para vivermos em sociedade, pois temos a necessidade de aprender coisas, de comunicar-mos, então acho que em minha rotina semanal eu tenho um contato social secundário de sociabilidade,pois vivo na maior parte em grupo(trabalho), e de socialização,pois a cada dia eu estou aprendendo coisas, e passando tudo que eu sei também.

Estela Cristina da Silva
Curso: Secretariado Executivo
1º termo

Unknown disse...

Podemos no definir como ativos e passivos, atuantes e espectadores, dos mais diversos contatos sociais, contatos esses importantissimos enquanto observados como cultura, pois olhamos para outras culturas e aprendemos, aprendemos enquanto participamos de nossos proprios contatos sociais e sem perceber influenciamos e ensinamos a terceiros durante nossa rotina semanal, em casa, no trabalho e também outros meios sociais como a faculdade e nossos momentos de lazer.

Halina Cristine
1º Termo - Secretariado Executivo

Amauri Hirakawa disse...

Prof. Julio (lamento - ñ sei env email, mas..."É Tudo Verdade"),desvendei CÉREBRO HUMANO. Fv leia últm post: Ensaio Sobre o "Racismo" - e a origem das emoções humanas (blog cerebro selvagem). Saiba pq o PRESENTE é ABSOLUTO, e como nosso cérebro cria a ilusão do TEMPO(pas-fut); Saiba como -ao evoluir a MEMÓRIA- nos tornamos humanos (Homo sentimentalis); Saiba como criamos o conceito equivocado de "RAÇAS". Obg.

DIRETO AO ASSUNTO - TEMAS DO BLOG