Pesquisa no Blog

sexta-feira, 26 de junho de 2009

BOI SONSO!


Até aonde pode chegar a ganância dos homens???
Esses dias estava lendo um artigo sobre o desmatamento da Amazônia e resolvi entrar na internet para pesquisar um pouco mais a respeito do tema. Que o homem está, cada vez mais, se destruindo, isto não é novidade para ninguém, o que tem me assustado é a passividade com que estamos aceitando as agressões, não só ao meio natural, mas também nas relações sociais.
Enfim. Como protesto e indignação, segue abaixo a crônica de uma adolescente de 14 anos, ganhadora de um concurso de redação em Joinville. Ela se inspirou exatamente na letra de nosso Hino Nacional para redigir um texto, que demonstra que nós (principalmente nós brasileiros) precisamos perceber o verdadeiro sentido de patriotismo.




'Certa noite, ao entrar em minha sala de aula, vi num mapa-mundi, o nosso Brasil chorar: O que houve, meu Brasil brasileiro? Perguntei-lhe! E ele, espreguiçando-se em seu berço esplêndido, esparramado e verdejante sobre a América do Sul, respondeu chorando, com suas lágrimas amazônicas:
Estou sofrendo. Vejam o que estão fazendo comigo... Antes, os meus bosques tinham mais flores e meus seios mais amores. Meu povo era heróico e os seus brados retumbantes. O sol da liberdade era mais fúlgido e brilhava no céu a todo instante. Onde anda a liberdade, onde estão os braços fortes? Eu era a Pátria amada, idolatrada. Havia paz no futuro e glórias no passado. Nenhum filho meu fugia à luta. Eu era a terra adorada e dos filhos deste solo era a mãe gentil.
Eu era gigante pela própria natureza, que hoje devastam e queimam, sem nenhum homem de coragem que às margens plácidas de algum riachinho, tenha a coragem de gritar mais alto para libertar-me desses novos tiranos que ousam roubar o verde louro de minha flâmula.Eu, não suportando as chorosas queixas do Brasil, fui para o jardim.
Era noite e pude ver a imagem do Cruzeiro que resplandece no lábaro que o nosso país ostenta estrelado. Pensei... Conseguiremos salvar esse país sem braços fortes? Pensei mais... Quem nos devolverá agrandeza que a Pátria nos traz?
Voltei à sala, mas encontrei o mapa silencioso e mudo, como uma criança dormindo em seu berço esplêndido.'

7 comentários:

GRACIELY CUENETE / 2°B DIREITO - FAPE disse...

O patriotismo em nossa geração está sendo esquecido, pois, se observarmos o signifiados que hino naional no traz, observaremos que no que retrata a natureza, nada está no seu lugar. O homem desmata sem perguntar, não pensa nas gerações futuras e sim no presente (capitalismo imediatista. Hoje sofremos por esta exploração desordenada, e com isso temos o reflexo do esquecimento do amor a "Patria Amada", como podemos dizer "Patria Maltrada". Sitada pela estudante de Joinville....

avieira disse...

Diante do parco crescimento e da pobreza os moradores das matas tem a motosserra como fonte de sustento.Os incentivos oficiais aos projetos de colonizaçao atiçaram a cobiça dos madeireiros e provocaram um problema que persiste ate hoje como motor de destruiçao da floresta a grilagem de terras publicas .Essa pratica comum na AMAZONIA,consiste em ocupar ilegalmente areas da UNIAO, alvos faceis porque,o governo Federal nao tem estrutura para fiscalizar suas propriedades e nao conhece sequer o total delas.Primeiro,os posseiros cortam a madeira nobre,vendendo no mercado negro.Depois queimam o que sobrou de arvores para instalar pastagens ou cultivos.Quando o solo fica improdutivo,a area e simplismente abandonada e o ciclo destrutivo,reiniciado em outro lugar.

Anônimo disse...

Realmente é triste o fato a nos ser revelado. Mais o que podemos fazer diante este fato ? É incentivar de alguma forma as autoridades para que este problema seje solucionada ao invés de ficarmos nos questionando.
Pois o problema só será resolvido quando houver solução.

Aluna: Dayane Moura
Termo: 2°B
Curso: Direito

Srta. Duarte disse...

Falar da preservação da Amazônia é bem complexo, porque o assunto gera divergências, pois nosso país ainda não tem uma política clara sobre isso, mas já está acordando para as causas ambientais, é o que esperamos!

Uma opção seria suspender completamente o desmatamento da Amazônia, para delimitar áreas de exploração de maneira sustentável. Seria inviável, até porque os proprietários de terras poderiam pedir um ressarcimento dos lucros que deixaram de ganhar (custaria caro).

Outro modo que serio o mais radical de controlar, seria por multas pesadas, mas há uma dificuldade de distinguir quem é autorizado e quem não é, e essa alternativa favoreceria a corrupção.

Trocar os métodos de fiscalização e punição por pagamento aos proprietários de terra para deixarem de desmatar a floresta, e este recursos financeiros seriam internacionais. Mas esta hipótese pode pôr em xeque a soberania nacional sobre o território. Mas com um complemento de leis poderia dar certo, utilizando-se dos recursos dos créditos de carbono. Em minha opinião seria viável que as leis fossem criadas a esse favor, e a delimitação das terras também se faz necessária.


Deixo aqui então, hipóteses para os meus caros colegas refletirem, e comentarem sua opinião.

Aluna: Patricia Rocha
2°termo B Direito

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Hoje em dia vemos que nossas relações sociais politicas, estão afetando muito o nosso País pq? Porque não temos leis ainda que ampara esta parte ambiental e as leis que temos são leis muito antigas, pra começar nossos governadores,deviriam pensam em um meio de monitoração das terras,saber quem as esta ocupando, é dinheiro envolvido? Deve ser mt dinheiro, pois é mt extenso o lugar, mas seria um patrimonio preservado, que no futuro nos faria mt bem. Essas relaçoes politicas so vai ter mudanca quando tiverem pessoas interessadas ao bem, e nao ao interesse pessoal, mas axu que soluçoes tem que vir de cima,eles que tem o poder devem, resgatar e conhecer o verdadeiro significado do patriotismo.

Estela Cristina da Silva
Curso: Secretariado Executivo
Termo: 1º

Unknown disse...

Muito pior que falta de patriotismo, é quando não existe patriotismo, isso nas mais diversas camadas sociais sejam dos com menor conhecimento adquirido que não percebem realmente a falta desse sentimento pelo seu país, ou pelos de camadas sociais que tiveram maior condições de estudos, e hoje conseguem observar como são levadas as relações sociais em seus país, e posteriormente perder qualquer patriotismo adquido quando se defrontam com as atitudes dos governantes que em maioria fingem demonstrar um falso patriotismo, em busca de conseguirem beneficios seja eles mesmo que seja com a venda de um patrimonio nacional que pertente a todas gerações inclusive as mais novas e futuras como a nossa Amazonia.

Halina Cristine
1ºTermo - Secretariado Executivo

DIRETO AO ASSUNTO - TEMAS DO BLOG