Pesquisa no Blog

quinta-feira, 18 de junho de 2009

JURI SIMULADO



Caros amigos...


Já a algum tempo tenho acompanhado (ainda que timidamente) o trabalho do Prof° Rosival com as turmas do primeiro termo, com o Juri Simulado. A iniciativa, além de ser um importante requisito para a interação social interclasses, também acaba proporcionando uma grande motivação para o próprio curso de Direito. No dia 23 de maio, aconteceu o primeiro Juri Simulado da Unidade de Pres. Epitácio.
Segue, abaixo, o relato de uma aluna participante, matriculada no 1°B - Patrícia Duarte.
O júri simulado dos 1°s termos A e B da FAPE, foi no dia 23 de maio de 2009. Sobre um caso fictício do livro: "O caso dos exploradores de caverna" de Lon L. Fuller. Onde a acusação denunciou um homicídio qualificado, e desqualificou o estado de necessidade apresentado pela defesa, pois seria ele desproporcional e exagerado já que Whetmore não representava nenhuma ameaça. Argumentou também que não se enquadrava o uso do Direito Natural e do Direito Positivo. Já a defesa, versou sobre o estado de necessidade, e apelou para o lado psicológico que os réus deveriam se encontrar.
No entanto, a acusação convenceu os jurados no quesito "houve excesso por parte dos réus", onde por votos dos jurados, a acusação ganhou por (3 x 2). E a defesa conseguiu o "perdão judicial" dos jurados (3 x 2 ) baseado na tese de que já sofreram o bastante, psicológicamente falando. Sabemos porém, que nesse caso, não caberia perdão judicial ser votado pelos jurados, caberia apenas se o Exmo. juiz assim quizesse fazê-lô. Tecnicamente falando, a acusação ganhou. Mas o que houve no dia, baseada nos resultados descritos, foi um júri sem GANHADORES, sem PERDEDORES!





9 comentários:

Unknown disse...

A atividade realizada com o juri alcançou todos os seus objetivos, uma vez que despertou não só nos alunos, mas também nos que assistiam ao júri na platéia, o gosto pela área jurídica. Bem sucedida também foi a tentativa de motivar os alunos a pesquisar para embasar suas teses, a superar o desafio de falar em público, a trabalhar em equipe em torno de um alvo em comum.

Rafaela Cristina disse...

O Juri-Simulado, foi uma experiência de muito aproveito.
Onde pode ver a dedicação e a tamanha perseverança de cada um dos alunos.
Portanto,acredito que seja necessário ter vários outros Juris-Simulados,para que tenhamos mais e mais aproitamento.
Eu adorei mesmo porque a vitória foi de ambas as partes, onde todos atingiram o objetivo esperado.
E que venha mais Juris-Simulados!!!

Arley disse...

A iniciativa do Coordenador do Curso de Direito foi de muita valia, pois, com o juri simulado do Caso dos Exploradores de Cavernas, pudemos nos familiarizar com aquilo que realmente faremos nessa profissão que escolhemos, que é convencer os jurados.
Aluno: Arley Hemertson Bueno 1º termo B Direito

GRACIELY CUENETE SILVA disse...

O juri-simulado, considero o inicio da preparação profissional, pois, todos sentiram a pressão que tudo teria que dar certo, e o que os professores achariam da apresentação. Imaginavam como seria no dia, e houve também uma busca para saber como reagir e argumentar, no pontos falhos que naturalmente ocorreram no dia, e tudo não foi tão assustador assim.

Patrícia disse...

Eu não imaginava que seria postado no Blog[rsrs], mas se assim foi, quero acrescentar que foi muito significativo para o nosso crescimento e motivação pelo curso. E que teremos um novo júri simulado neste semestre, sobre "O caso dos denunciantes invejosos", e com certeza também será de muito proveito.

Anônimo disse...

Um grande acontecimento na minha vida, que servirá de base para minhas analises futuras.

Aluna: Dayane Moura
Termo: 2°B
Curso: Direito

Unknown disse...

Vemos aqui a interação social, devido o grande número de pessoas envolvidas formando assim um grupo que buscam um objetivo, tendo então um primeiro contato e assim a mudança de comportamento a partir desse contato. Gerando então uma interação entre todos com trocas de conhecimentos e objetivos.

Estela Cristina da Silva
Curso: Secretariado Executivo
Termo: 1º

Anônimo disse...

Olá, td bem? Meu nome é Cyndi. Eu achei muito interessante este blog e especialmente a matéria sobre o juri simulado. Na minha faculdade (faço Direito na Ufes) ainda não tem um projeto como este. Por isso eu quero apresentar a ideia para o Colegiado do Curso. Se você pudesse me enviar mais inforções sobre como montar um juri simulado eu ficaria agradecida. Obrigada. Meu e-mail é: cyndinh@hotmail.com

Anônimo disse...

Bastante interessante este artigo. Eu Lehonnardo Brunner, agora posso ter certeza de que vou conseguir montar um para meu trabalhode Língua Portuguesa da 1ª Série E.M.

DIRETO AO ASSUNTO - TEMAS DO BLOG