Pesquisa no Blog

terça-feira, 1 de setembro de 2009

É "DELIVERY" ESPONTÂNEA VONTADE???

UMA CRÔNICA...


Tá com algum problema? Disque soluções e não precisa nem sair de casa!
A onda agora é pedir, comprar, vender, anunciar, rezar, conversar, namorar e, acreditem senhores, até fazer sexo on line. Tá ligado?
É a modernidade que bate à nossa porta. É a praticidade que nos vem servida de
bandeja.
Chique não? Vejam. Percebam. Atentem para isso! Que tipo de seres estamos nos tornando?
Disque pizza, disque vídeo (disque “programa de índio” para o sábado à noite), disque gás, água, disque confissão (oh, não!). Disque compras, disque vendas, disque aulas, disque sexo, namoro, amizade. Disque todo tipo de ajuda, disque narcótico, disque neurótico, disque tudo.
Não precisamos mais sair de casa. Aliás, não precisamos sequer nos levantar do
sofá, se assim preferirmos, pois o controle remoto (ou remoto controle?), nos serve o “que queremos ver”, para que não precisemos nos desgastar com o percurso do sofá até a TV.
Casamento grego talvez fosse uma boa definição para explicar esse relacionamento entre o TRADICIONAL e a PÓS-MODERNIDADE, cujos filhos já estão sendo gerados: o condicionamento, a impessoalidade, o ostracismo, o sedentarismo e, não por menos, a queridinha praticidade.
Tudo o que queremos temos! Basta um simples discar ou clicar e, como que num passe de mágica, o mundo estará ao nosso dispor. Disponha!
Mas será que verdadeiramente temos o que queremos?
Com a tal praticidade, acho que acabamos por engolir sem mastigar, aceitando sem questionar, sei lá...
Só sei que às vezes dá saudades de sentar num banco de praça, rir, conversar de verdade, ler um bom livro, olhar os olhares de pessoas que são reais – sem os megapixels para incomodar. Sentir, tocar, cheirar... A vida não está restrita a um conjunto de teclas! Também existe vida inteligente fora do computador – embora nem sempre tal vida inteligente seja a que opera o computador.
A vida é muito mais que um simples “click”, que um simples “disk”!
Precisamos acordar! Fazer da praticidade uma aliada para ganhar mais tempo com nossos filhos (e saber o que eles andam fazendo na escola). Fazer da praticidade nossa aliada para reconquistar nossas esposas e relembrar que são nossas eternas namoradas.
Fazer da praticidade nossa aliada para rever os velhos amigos (aqueles que deixamos para trás enquanto nossa rotina nos sufoca) e, principalmente, fazer da praticidade nossa aliada para redescobrir a pessoa maravilhosa e tão desconhecida (por falta de tempo bem gasto) que somos NÓS!



Publicado originalmente na coluna 2ª página, do  JORNAL DE ASSIS (JA) de 22 de maio de 2009.

13 comentários:

Srta. Duarte disse...

A sociedade moderna está sobrecarregada de novas tecnologias, e falta um equilíbrio no uso de tudo isso, porque são modos de facilitar a vida que se usados exageradamente podem tornar a vida monótona. Apesar de muitas vezes nos valermos do msn ou do e-mail para dizer o que sentimos, nada substituirá o afeto pessoal, de um abraço ou de um sorriso.

avieira disse...

A internet ja alcançou mais de um quinto dos habitantes do planeta e esta´ presente no cotidiano de seus usuários.Hoje as pessoas buscam informação pela internet,se casam e se separam,pela internet,fazem compras,estudam aprendem e trabalham utilizando a internet.Nós somos passado e a internet,tal qual a conhecemos,surgiu depois de nós e representa mudanças comportamentais a serem adotadas.Por esse motivo alguns ainda relutam em entrar na nova era.Mas sera´impossível resistir por muito tempo .Faça os planos que quiser para sua vida pessoal e profissional,mas saiba que,de uma forma ou de outra,a internet estara´cada vez mais presente em sua vida.NO que se refere ás empresas,vale a pena refletir sobre a frase de BILL GATES,da MICROSOFT "Daqui a algum tempo só existirão dois tipos de empresas:as que estão na internet e as que não estão em lugar algum"

Unknown disse...

Vimos nesse texto uma realidade que muitas vezes não tomamos conta de que nossos contatos sociais tão cada vez mais secundários e td isso por causa da grande facilidade da internet e por nossa grande falta de tempo ,então estamos esquecendo dos valores, do prazer de viver, de sair para comer uma pizza por exemplo ao invés de pedi-la por telefone, de nos interagirmos mais com o mundo,pois nada nesse mundo nos alegra mais do que um afeto pessoal.
Estela - Secretariado Executivo 1º termo.

Rafaela Cristina disse...

O mundo em que vivemos esta cada vez mais moderno,com tantas tecnologias é quase impossivel deixarmos de fazer uso, porém é necessário que façamos uso de forma adequada e não exagerada.
Devo concordar com a Patricia pois o uso exagerado da modernidade pode deixar a vida monótoma.
A modernidade é vista como uma melhoria,entretando com tantas facilidades;Um exemplo tipico é o dique pizza onde em tempos passados amigos,casais, a familia iam todos na pizzaria saborear as pizzas, hoje eles se reúnem em casa para além de saboreá-las tambem assistirem um filme,com isso as pessoas acabam se tornando sedentárias facilitando o inicio da obesidade,o que no entando ultimamente é a realidade.
Portando é importante que as pessoas saibam fazer uso adequado da modernidade, para que não reclame das consequências após o mal uso.

Unknown disse...

Tecnologia nenhuma será satisfatoria se não realmente util e facilitadora, e principalmente toda tecnologia de hoje se fez necessaria, nós devemos saber como utiliza-la e não permitir que ela ocupe mais do que seu real espaço em nossas vidas. Bom estamos todos utilizando ela agora pra nos ajudar em nosso formação academica nesse exato momento aqui no Blog.

Halina Cristine
1º Termo - Secretariado Executivo

Anônimo disse...

Para atingir a perfeição, perdemos a noção do tempo, qto mais corremos, mais satisfatório será nosso ego, deixamos de nos preocupar com as coisas em nosso redor, familiares, amigos, de novas amizades, tudo isso fica para depois, e sem perceber estamos sozinhos em nossa perfeição, falta uma campainha onde nos avisa, onde nos deixe em alerta, pra pequemas coisas q deixamos pra trás sem perceber, é claro, com tanta tecnologia onde podemos nos sentir útil no mundo, onde podemos estar em quase todos os lugares ao mesmo tempo, tudo isso é novidade, não podemos perder tempo, não podemos ficar pra trás, mas não podemos tbem esquecer de viver, compartilhar, aproveitar o qto é bom ter alguem pra conviver, dividir totas as nossas agitações, o contato humano é essencial, nao podemos esquecer disso.

Lucimeire -1ª termo secretariado

Anônimo disse...

O mundo cada vez mais está aos poucos se tornando um mundo robotico, e as pessoas não se dão conta disso.
As pessoas cada vez mais estão perdendo o sentimentalismo e estão cada vez mais se anulando para viver individuais sem necessitar um dos outros. Mais a realidade não é apenas ser varias pessoas em uma , mais ser apenas uma unica pessoa. Pois os meios de comunicação avançados que temos em nosso meio hoje torna o ser-humano um ser de varias faces e não de apenas uma.


Aluna: DAYANE DE MOURA
Curso: DIREITO
Termo: 2°B

lucas disse...

Um novo planeta chamado internet com seus usuários impessoais e solitários. tudo ficou mais fácil mais rápido mais perto, será mesmo? Será que um, eu ti amo, virtual vale mais que se fosse no mundo real, será mesmo que estamos mais perto se nunca vamos nos ver pessoalmente, será mesmo que tudo ficou mais fácil se estamos desaprendendo a nos relacionar no dia-a-dia. Só por hoje, use menos o seu computador!... vlw júlio.

Eduardo Omito disse...

A sociedade moderna está cada vez mais em interação com as novas tecnologias como o computador, celular, entre outros, pela facilidade e praticidade entre a comunição entre várias pessoas e atendendo as suas necessidades. Na verdade as pessoas estao perdendo a essência do viver em comunidade interpessoal e trocando isso por uma vida virtual, onde acreditam ser mais excitande devido ao fato de "acreditarem" em etar satisfazendo suas necessidades.

Aluno: Eduardo Cardoso Omito
Curso: Publicidade e Propaganda
Termo: 1º termo noturno
Ano: 2010

Josiane Rodrigues Rezende disse...

Começo meu olhar crítico pesquisando no site de buscas a palavra “delivery”. Irônico não? Mas o que fazer, se não modernizarmos? Estacionar no tempo? Aliás, nunca havia acessado um Blog antes, acredite!
A despeito da modernidade, lendo o texto, preciso confessar que me passou um filme na memória sobre o controle remoto, pois passei minha infância levantando do sofá para trocar de canal na TV, até encontrar o desenho desejado.
A propósito, Delivery é uma palavra inglesa e significa entrega. Comercialmente falando, quer dizer que uma empresa entrega uma mercadoria em sua casa. Desde um lanche fora de hora, passando pelo restaurante, que proporciona comida on-line com detalhes do cardápio, até a prestação de serviço como pet shop que pega o cãozinho em casa, dá banho e o devolve em seguida. Tudo ao alcance de um “click” ou de um “disk”.
Seria por espontânea vontade? Pela facilidade, pela vida corrida, pelo comodismo de não se levantar da cadeira ou sofá? Ou até mesmo por “modismo” em determinadas ocasiões? Talvez tudo isso junto!
Algo não dá para se negar, o distanciamento real! Quero dizer, olho no olho entre pessoas, e isso é fato. Ah, como é bom sentar no banco da praça, conversar, rir, beijar na boca! E como é melhor ainda olhar nos olhos do filho(a), do namorado(a), do amigo(a) ou do marido ou esposa e dizer, Te amo! Porque até para isto está parecendo mais fácil fazer pelos “ckicks” ou “Disks”.
E chegamos ao cúmulo de entrarmos em nosso carro, esquecermos algo no quarto e ter a capacidade de ligar (do celular) para alguém lá de dentro trazer o objeto!
Termino citando um pensamento lido no perfil de um amigo, num site de relacionamento “popular”, que dizia... “Infelizmente aquilo que chamamos de vida, nos toma o tempo dos amigos, da família, das pessoas, casas e lugares que realmente importam. Registro aqui as minhas desculpas por participar dessa loucura que nos envolve e nos desvia da simples tarefa de sermos felizes, mesmo que através de um computador, é muito bom ver vocês, saber como estão e como posso ajudá-los”.
E agora, a vida com toda essa modernidade toma conta da gente e a internet nos aproxima? Ou acontece o inverso? Preciso pensar...

Josiane Rodrigues Rezende
2 Termo - Jornalismo

Victor H. Santos disse...

Victor Hugo, 1º temor de comunicaçao socail/Jornalismo, UNIESP.

A sociedade em geral, está acostumada com maus costumes, hoje em dia tudo é mais facil, mas será que realmente seria preciso discar, clicar, ao invés de encontrar alguem, conversar, ir a uma lanchonete e pedir um lanche, talvez, na realidade em que vivemos isso seria banal para muitos. Para poucos o modo de pedir algo pelo telefone seja mais pratico, mais facil. Não é, você acaba nao tendo o contato fisico, as vezes o seu pedido nao vem da forma como gostaria de receber, temos que voltar os costumes que tinhamos de sair na rua, ver idosos jogando cartas em bancos de praças, pessoas rindo, conversando, isso sim é a realidade em que temos que viver.

Unknown disse...

A vida tecnologica nos proporciona uma certa comodidade, é tudo mais simples, mais rápido, as vezes mais seguro,embora tanta facilitação de costumes e ação nos deixa despersos da verdadeira realidade, nos aprisiona e um mundinho pequeno onde é preferivel o isolamento de um grupo de convivio pessoal para um imenso mundo virtual e sua possibilidades fantásticas que só servem algumas vezes para o empobrecimento da relação humana. É preciso voltarmos a querer sentir o cheiro da grama, do orvalho, da chuva molhando o chão, a maravilha de uma caminhada a dois, ou simplesmente uma roda de amigos jogando conversa fora sem se preocupar em mandar 'emoticons' para ilustrar seu estado de humor. Devemos sim tirar proveito do mundo instantâneo, porem lembrando que ele não serve como base para se viver e sim de auxilio para nossas atividades.

Aluno: Daniel de Souza Santos
Curso: Comunicação Social-Publicidade e Propaganda
I termo
UNIESP

Thamires Talita disse...

Passamos por varios mudanças desde a descoberta de novas tecnologias e crescimento global, usufruindo das facilidades que a vida nos da. Parando pra pensar em tudo o que mudou, não se sabe ao certo de fato se esta melhor ou pior, ao se comparar tudo o que se tinha para o que se tem, lógico! evoluiu, mas esquecemos do principal..Qual evolução é a que temos? Sou a favor de qualquer estudo desde que seja para o bem da humanidade, mais será que o homem quando começou a evoluir pensou no mundo a sua volta? A praticidade de hoje me faz refletir até quando iremos nos acomodar com a situação e deixar que nossas futuras gerações percam a essencia do viver de forma digna e deixar de fora todo esse capitalismo social de hoje, não precisamos necessariamente de tudo à nossa mão, algumas das técnologias são necessarias, mas muitas outras são fúteis, só capricho, será que vivemos na era robô? acho que ainda não. então porque não desfrutar das coisas simples e viver de forma humana sem praticamente esperar que tudo venha ao nosso encontro como ocorre hoje? refletir de fato sobre tudo chega ser cansativo, mas primordial para nosso bem estar e uma boa convivencia humana.

Thamires Talita Andrade Gomes
1° Termo de Comunicação Social-Propaganda e Publicidade
Uniesp-Presidente Prudente

DIRETO AO ASSUNTO - TEMAS DO BLOG