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domingo, 5 de setembro de 2010

EXISTE ÉTICA NA COMUNICAÇÃO?


Caros alunos do curso de Comunicação Social, na última aula de Legislação e Ética (31/08) deixei um texto para vocês que leva o título: EXISTE ÉTICA NA COMUNICAÇÃO? Para que nossa discussão na próxima aula seja mais participativa e dinâmica, e para que possamos discutir a respeito do texto, segue algumas questões que servirão de base para nossa reflexão.

1. Os meios de comunicação são espaços democráticos?
2. Deve haver censura nos conteúdos da programação?
3. É possível conciliar ética e lucro na comunicação?
4. O que é preciso para termos uma mídia mais ética?
5. Busque três exemplos de situações (propagandas, ou programas, ou matérias), que desrespeitaram a ética.

Boa pesquisa e bom feriado a todos e todas!

15 comentários:

Luciane Carvalho disse...

1. Observamos no texto que, na verdade, não são democráticos, especialmente porque cerca de 90% desses meios estão em poder de apenas 10 famílias que decidem o que ver, ouvir ou ler, driblando leis e se tornando latifundiários da mídia.
2. Teoricamente não deveria haver censura, no entanto, como citado antes, tudo o que ouvimos, lemos ou assistimos vem seguindo padrões editoriais do que deve ou não ser distribuído ao público.
3. Apesar de a ética estar subordinada ao lucro, que é o principal objetivo dos meios de comunicação, é possível haver a distribuição de boas programações que não firam a ética, como a cultura e a educação.
4. Segundo o autor, "é somente através de nossa participação que teremos uma mídia ética e democrática". Quando houver espaço para todos, cumprindo o papel legal das concessões, de maneira educativa, promovendo a cultura regional, certamente conseguiremos meios mais éticos e democráticos.
5. "Sensacionalismos, procura de coisas grotescas, cenas de agressão, violência, desrespeito e indecência. Cada ponto de audiência aumenta o valor do comercial. A ética fica subordinada ao lucro." Diante dessa afirmação do autor, cito:

5. 1. "O Jornal Folha de S. Paulo publicou, no último dia 05, matéria intitulada “Vida em looping”, elaborada pela jornalista Eliane Trindade. O texto trata do caso da jovem de 15 anos que teve todos os seus direitos violados no ano de 2007, quando foi presa ilegalmente em uma cela de delegacia com 26 homens por mais de 20 dias. O caso acorreu no município de Abaetetuba-PA, em 2007 e teve repercussões nacional e internacional. Depois do acontecimento se tornar conhecido pela sociedade, a adolescente passou a ser ameaçada de morte por autoridade no Estado do Pará. Por esse motivo, ela começou a fazer parte do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente Ameaçados de Morte – PPCAAM." - Fonte: http://www.inesc.org.br/noticias/noticias-do-inesc/2010/agosto-1/materia-da-folha-de-s-paulo-demonstra-desrespeito-aos-direitos-humanos/
5.2. Propagandas direcionadas às crianças, pois, por lei, elas são consideradas incapazes e não possuem meios de reagir. Ocorre com bastante frequência em intervalos matinais dos programas televisivos infantis.
5.3. Programas sensacionalistas, como Datena, Ratinho, João Kléber, entre outros, que buscam da desgraça e humilhação alheia para pontuar nos índices de medição de audiência.

soellyn 4º publicidade disse...

1.Na verdade não somos democráticos pois cerca de 90% desses meios estão em poder de apenas 10 famílias, que decidem o que se ver assitir e ler vem do mesmo dono, transformando os latifundiários da terra os da mídia.
2. Acredito que sim mais não em todas as programações, tudo depende da educação que é dada a criança é como e estipulado esse meio de comunicação a mesma.
3. Acredito que é muito difícil isso acontecer, pois vemos a todo momento cenas de agressões mortes coisas do tipo na televisão, esse quadro só mudaria se fosse implantado várias programações de cultura e educação para acabar de vez com essa indecência.
4.Como o autor cita , já existe uma organização que quando uma pessoa se sente ofendida com determinada programação ela reclama para a organização e a mesma envia essas reclamações para os patrocinadores do programa, com essa organização podemos ter esperança de que algo mudará como foi que aconteceu com o programa do Ratinho que só exibia baixaria.
É preciso reclamar exigir os nossos direitos para sim conseguimos um pais mais decente.
5.Programa do Datena que busca apenas mostrar acidentes violencia domestica fazendo sensacionalismo para conseguir audiencia.
5.1 Propaganda que ludibria as crianças mostrando brinquedos que na verdade não fazem o que é mostrado para elas,iludindo e fazendo com que elas se decepcionem com os brinquedos ou fazendo as mesmas correr riscos por acreditar que podem (Voar), como o brinquedo faz.
5.2 Programas eleitorais que mostram candidatos de partidos opostos se agredindo verbalmente falando o que o outro não fez.

Évellyn lima 4termo publi disse...

1-Infelizmente nao é o que vemos,já que tudo que nos é passado,informado,saiu de dez familia,que julgam saber o que é importante.interessante e necessario milhoes de Brasileiros saberem,conhecerem terem acesso.

2-Não deveria,no entanto isso nos parece ter se tornado uma regra,um padrão,sobre o que se deve mostrar(distribuir)ao publico,o importante sao os lucros.

3-Acredito que isto seja possivel,mesmo sabendo que o principal objetivo dos meios de comunicacao é lucrar,lucrar e lucrar.É só ter bom senso e pensar melhor,organizar programacaoes adequadas que incentive principalmente a educacao.

4-O texto é bem claro quanto a isso,democracia,espaco a todos,direitos iguais de exporem suas ideias,precisamos participar no que é nosso.

5-Programas sensacionalista é o que mais existe,programacoes que lucram com a desgraca alheia:
5.1-O Ratinho é um exemplo claro de "financiamento da baixaria",Datena tambem,só mostra desgraca,familias se destruindo por tao pouco,num horario improprio.
5.2-Propagandas voltadas as criancas,roupas,e principalmente brinquedos,comida.Acho errado,porem as criancas na visao deles sao mais faceis de manipular,e acabam influenciando nas decisoes de compras dos pais.Propaganda da Barbie que passeia com o cachoro,cria toda uma fantasia,a crianca é influenciada a comprar e quando chega em casa a boneca mal para em pé.
5.3-Um caso que me chamou muito a atencao e me deixou indignada e triste e envergonhada com este BRASIL de politicos ladroes e corruptos,foi o caso de um menino de 14 anos que morreu,porque autoridades médicas se recusaram,mesmo com ordem judicial a fornecer um aparelho para ajuda-lo a respirar.
Como pode médicos que se comprometeram a salvar vidas,ignorar uma de forma tao cruel e insensata,FABIO DE SOUZA DO NACIMENTO morreu esperando que UNIAO,ESTADO E MUNICIPIO decidissem quem pagaria o aluguel do concentrador de oxigenio que poderia salva-lo,$520 reais por uma vida!

http://celprpaul.blogspot.com/

Cris Marçal - 4º Jornalismo disse...

1- De acordo com o que vimos não são democráticos. O texto deixa bem claro que, ao redor de 10 famílias há o controle de 90% do que nos é transmitido.
2- Não deveria, porém diante de tudo que vimos, por exemplo, hoje tudo é produzido pensando somente no lucro que se vai obter, acaba-se tendo a necessidade de censura.
3- Sim, é possivel, desde que deixe de lado um pouco essa ganância por lucro, dinheiro, ibope, e comece a pensar melhor no que se pode contribuir pra tornar o ser humano em alguém melhor, com mais capacidade de pensar, agir entre outras.
4- Reflexão creio que é o melhor caminho. Refletir no que a familia brasileira está assistindo hoje em dia, no que isso está contribuindo pra um fuuturo melho, no que isso vai mudar a vida dessa familia, etc, mas tudo isso vem da reflexão, e isso pode sim acabar gerando lucros, pois são poucas as emissoras que investem em educação e uma melhora na sua programação, mas as que tem começado com isso, estão até hoje demonstrando que isso é possível.
5- São muitos, mas entre eles temos:
a)todos os tipos de "realities shows", pois agridem a familia brasileira, só mostra pessoas interesseiras, com pouca intelectualidade, que fazem TUDO por dinheiro, TUDO mesmo, como andarem desnudas pelas "casas", "fazendas" ou "ônibus" em que vivem, mostrando seus pontos fracos como traição etc.
b)"Casos de Familia", ou "Programa da Márcia", ou até mesmo "Ratinho", onde famílias vão "lavar a roupa suja" na TV. Ninguém tem nada ver com os problemas dos outros e cada um que se resolva na sua casa.
c)E qualquer propaganda veiculada à criança acho um abuso, pois na maioria delas são propagandas enganosas, que mostram uma boneca falando, andando, um carrinho que aposta corrida sozinho, e nem sempre a criança está preparada pra essa informação. Dependendo da idade ela ainda não assimila que aquilo é só ilusão.

Unknown disse...

Letícia Ferro 4°Jornalismo

1-Não e isso da para ver no texto, porque nele mesmo cita que 90% dos meios estão em poder de apenas 10 famílias,que decidem o que se deve ver e ouvir e consequentemente, como devem ser as coisas
2-Não deveria haver, porque tudo o que ouvimos, lemos ou assistimos vem seguindo os padrões editoriais,onde ele vê o que deve ou não ser contribuído com as pessoas, sendo assim as vezes não ficamos sabendo da verdadeira realidade e fazemos nossa opinião em cima daquilo que nos foi transmitido, e se tivesse sido passado a verdadeira realidade teriamos opiniões diferente do assunto abordado, como por ex as campanhas políticas.
3-concerteza, é possível sei que o principal obejtivo dos meios de comunicação é o lucro, mas se houver boas programações que não firam a ética, conseguimos consiliar as duas coisas como os programas de culturas e educação.
4-O autor já deixa claro no texto, nós temos que participar para termos uma mídia ética e democratica, mas para isso temos que ter espaço para a realização dos mesmos. E como minha cara colega Cris mencionou a Reflexão, eu também acho que isso seria um bom caminho para começar a mudança.
5-Podemos ficar horas falando, mas peguei os exemplos mais comuns assistido por muitos:
a)Os "realities shows" são uma prova bem clara do desrespeito e muitas pessoas adoram assistir, os participantes colocam tudo o que podem a prova, por dinheiro, seja sua saúde mental, física ou espiritual, jogam tudo pro ar só para apareçer no programa e ganhar os 5m de fama.
b)Esses programas de auditorios também, onde as famílias vão "expor" seus problemas na TV, dando um ibope de baixaria nas emissoras, mas que levam a essas emissoras o lucro, por que a maioria hoje em dia perde horas enfrente a Tv pra ver barracos entre as famílias, e ainda acham isso divertido e pensam que é uma filosofia de vida, que estão aprendendo algo com isso.
c)E por fim as propagandas voltadas as crianças que as induzem para comprar coisas, sejam bonecas, carrinhos, roupas, sapatos e outras coisas mais. Quem não se lembra da propaganda antiga e mais clara de todas a do chocolate da Batom? Compre batom, compre batom;..
Muitas crianças ainda não sabem diferenciar o que é real ou ilusão, e são "enfeitiçadas" pelas propagandas e querem o objeto a todo custo, as vezes algumas chegam a ficar doente pra obter o obejto desejado, e fazendo assim seus pais o comprarem.

Anônimo disse...

Camila Congio / Jornalismo 09140500

1- Não. Segundo o texto, no Brasil ao redor de 10 famílias detêm mais de 90% dos meios eletrônicos e decidem o que se deve ver e ouvir e como deve ser as coisas.


2- O certo é não haver censura. Mas tudo hoje em dia é feito pensando somente no lucro e sempre seguindo um padrão editorial sobre o que deve ou não mostrar ao público.


3- É possível sim, desde que o interesse não esteja somente no lucro, mas também na distribuição de informações e conhecimento para seu público.


4- Segundo o texto a melhor forma é a nossa participação, expondo idéias e pensamentos que tragam cultura e educação.


5a- Programas direcionadas as crianças para compra de brinquedos, chocolates, roupas, etc.
Muitas crianças ao ver a propaganda de um brinquedo como o da barbie e vê que na TV ela anda, vai ao shopping, pinta o cabelo, acha que se comprar a barbie ela irá fazer tudo isso realmente sozinha.

b- Programas sensacionalistas como: O ratinho e da Márcia, onde pessoas expõem seus problemas com a família na base da discussão e confusão.

c- Propagandas eleitorais como debates, onde os candidatos ficam insinuando e atacando um ao outro.

Paulo Teotônio disse...

1 - Usando como base o texto que vimos, os meio de comunicação no Brasil não são totalmente democráticos pois, ainda existem familias que escolhem o que vão ver, ouvir ou ler e em razão disso a democracia desses meios, não prevalecem sobre a minoria da população brasileira.

2 - A censura é um caso sério nesse país pois, se não tiver censura, os meios de comunicação deitam e rolam sobre tudo e todos e não acho que seja certo, a liberdade de expressão é importantíssima desde que se tenha um apitada de ética, e ai sim, poderia não haver censura nos meios de comunicação.

3 - É um tanto quanto difícil de se conciliar essas duas coisas, porém, se houver uma união entre ética e lucro, ou seja, se eles souberem dividir as coisas e não tomarem pra si todo o ibope, que é o que o lucro tem como base, a ética e o lucro poderiam andar juntos, entretanto, é dificílimo.

4 - Vejo que a mídia tende a ser imparcial a cada dia que se passa, não acho errado a maneira dela se expressar pois, vê o que que quem quer, quando quer e onde quer. Cabe a nós espectadores e comunicólogos, analisarmos o que é bom e retermos toda informação que é proveitosa, contudo, uma pitadinha a mais de ética na mídia vai bem.

5 - 1º Propaganda - Tiririca no horário político chamando seus eleitores de "abestado".

2º - Realities Shows - Tem coisa mais mais reveladora do que um programa que mostra o dia a dia do cidadão que faz TUDO pela grana? Passando por cima de tudo e de todos mesmo sabendo que está sendo monitorado ou filmado e mesmo assim quer levar a grana do programa não se importando com crianças que estão assistindo, famílias que estão assistindo, pois é desrespeito total para com os espectadores.

3º - Programa - O programa "Marcia" ou "Casos de Família" podem ser considerado muitas vezes, anti ético, pois, se uma família passa por um problema, uma dificuldade entre outras coisas, isso não é motivo pra ser resolvido em cadeia nacional, é pra isso que temos FAMÍLIA pra resolvermos todos os nossos problemas entre nós, mas não, pessoas teimam em revelar seus segredos em cadeia nacional proporcionando um certo desconforto pra os familiares da pessoa que confessa tanto como da pessoa que recebe a confissão.

Paulo Teotônio disse...
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Paulo Teotônio disse...
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Elton Luis Martiliano Antunes disse...

Elton 4º Termo Comunicação Social

1 - Como vimos no texto, os veículos de comunicação não são democráticos, pois os donos dos veículos influenciam diretamente no conteúdo manipulando a noticias.
2 – certamente não, mas acontece frequentemente, pois os programas sofrem diretamente a influencia dos donos dos meios de comunicação e algumas informações acabam sendo censuradas para não prejudicar os próprios donos ou seus anunciantes.
3 – Acredito que sim, mas para isso deverão deixar o lucro de lado e pensar em contribuir com o desenvolvimento dos telespectadores. Exibindo um programa de qualidade o lucro será uma consequência.
4 – Nos telespectadores deveríamos no mobilizar e passar selecionar melhor os programas, utilizar melhor o espaço para expor nossas opiniões, acredito que assim conseguiremos um resultado positivo.
5 – Programa da Marcia, que expõem de forma sensacionalista as dificuldades dos participantes para aumentar a audiência.
Propagandas de produtos de beleza que prometem resultados milagrosos que não existem.
Revistas de boa forma que utilizam imagens tratadas no Photoshop para persuadir seus leitores. (Exemplo boa forma da Carol Castro)

Douglas Vieira disse...

1- Segundo o texto, não são democraticos, pois o objetivo dessas 10 famílias é o lucro. Com isso, as midias acabam agindo de forma sensacionalista.

2-Não. Mas quem possui o poder na mídia, acaba escolhendo o que a população deve ou não ficar sabendo.O motivo dessa censura muitas vezes é para não prejudicar a imagem de algum proprietario de certo meio de comunicação.

3-Sim, mas talvez o lucro não seria tão grande. Essa ideia não agrada os donos das mídias, pois o objetivo deles são os lucros.

4-A mídia seria mais ética se não visasse tanto o lucro e a proteção de seus donos.

5-
A)A globo no estado do Maranhão.Seu dono é um politico que limita ao máximo as informações que podem acabar lhe prejudicando.

B)Propaganda cujo o público alvo seja crianças.

C)Propagandas que anunciam um produto e acabam vendendo outro. Um grande exemplo é aquela camera digital TekPix.

Ronaldo Nascimento disse...

Ronaldo Pereira do Nascimento - 4º termo jornalismo

01 - Não. Conforme lido, as midias são sensacionalista.

02 - Acho que não deveria. As midias do passado tinha o cunho de informar, prestar serviços e entreter. Com o passar do tempo, tudo isso se foi ficando para trás, por conta do interesse financeiro, com isso passou-se a seguir os padroes de cada veículo.

03 - Se houvesse bom senso por parte das mídias, sim. Mas o pensamento é sempre lucro vezes lucro e dane-se quem compra ou não o produto.

04 - Se desvinculássemos as mídias da Política, acredito que teríamos uma mídia mais coesa.

05 - a - emissoras de rádio, televisões ou jornais que pertencem a politicos. Onde se camufla tudo que não é bom para tal.
b - propaganda política de uma candidata a deputada federal, onde ela faz alusão ao sexo..dizendo: Vote com prazer, xx69..e repete o número e os dizeres com insinuação e tendencia sexual.

c - As propagandas que são voltadas ao publico infantil e que na maioria das vezes são propagandas enganosas e que iludem as crianças.

Anônimo disse...

1.Os meios de comunicação não são espaços democráticos, pois ao redor de 10 famílias está o controle de 90% do que nos é transmitido. Estes meios algumas vezes apenas mascaram sua autoridade, fazendo com que o público acredite que, o que é transmitido, seja feito com postura imparcial.
2.Quando as programações não agirem de acordo com a ética, estas devem ser advertidas e repreendidas sim.
3.Se houvesse bom senso sim. No entando é o lucro que sempre fala mais alto.
4.Para que haja uma mídia mais ética faz-se necessário pessoas mais éticas, pois são elas que fazem a mídia e tudo o que é veiculado nela.
5.Programas sensacionalistas com apresentadores como Ratinho e Datena, propagandas eleitorais com candidatos que se ofendem bem como meios de comunicação pertencentes a políticos que usam para benefício próprio.

Aline Fernandes 4°termo Comunicação

Unknown disse...

1- Não são Democráticos, pelo fato de algumas pessoas (mais poderosas) manipularem o que a mídia ou os meios de comunicação vão passar.
2- Na realidade não deveria ter censura, mostrando a tal democracia e imparcialidade na mídia.
3- Teoricamente isso era possivel, mas na pratica é bem diferente, as pessoas visam mais o lucro deixando de lado a ética.
4- Precisa-se de pessoas mais éticas, comprometidas com a imparcialidade e amantes da profissão.
5- Propagandas enganosas (Garnier Nutrisse), Programas jornalísticos que não são imparciais (JN, aparenta ser imparcial, mas não é) Jornal (Oeste Noticia)

Unknown disse...

1-Deveria ser, mas não é o que acontece numa porcentagem grande a mídia tomou conta da vida social.

2-Não deveria haver censura, pois muitas das reais situações não são exposta como deveria e nos deixamos enganar com as poucas verdades e nos contentamos com isso.

3-Sim, quando o individuo não faz do dinheiro o senhor da sua vida quando isso passa a acontecer já não há mais ética.

4-É preciso que haja ética de forma justa, que a mídia pare de usar da manipulação para prender o meio social com o mundo fantasia que ela oferece.

5-Sem dúvidas as propagandas políticas é o maior exemplo do desrrespeito com a população, por exemplo, Tiririca apoiar e deixar que pessoas assim possa tomar conta do país fazendo píada e palhaçada num momento tão sério para o páis.

Outro exemplo é a rádio (jovempan) que tem uma programação onde expõe o cidadão ao um trote e relatos sobre sua vida pessoal em rede nacional, uma humilhação.

Reality show é outro exemplo onde a pessoa se expõe ao extremo para conseguir fama, dinheiro e ibope onde até o "sexo" para as cameras está valendo para conseguir o que quer.

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