Pesquisa no Blog

terça-feira, 22 de março de 2011

VÍDEO SOBRE SEMIÓTICA


Navegando pela net, encontrei (por indicação de uma amiga), este vídeo super ilustrativo das teorias de Peirce. Vale a pena ver...
OBS: O vídeo é uma forma inteligente e criativa encontrada por alunos, de apresentar um trabalho.

http://www.youtube.com/watch?hl=en&v=IVROiJRYT0o&gl=US

quinta-feira, 10 de março de 2011

O AFASTAMENTO DA FILOSOFIA DAS ESCOLAS NO PERÍODO DA DITADURA MILITAR



Este post é um resumo do texto "Filosofia e segurança nacional: o afastamento da filosofia do currículo do ensino médio no contexto do regime civil-militar pós 1964" (Renê José Trentin Silveira) - elaborado pelo aluno de Direito Elianderson Muniz.


 Afastada e abolida no período de 1971, do ensino médio (então denominado ensino do 2ºgrau),  através de reforma executada pela lei 5.692/71, influenciada pelo DSND (Doutrina de Segurança Nacional e Desenvolvimento) fundamental suporte ideológico do regime civil-militar instalado no Brasil em 1964, a Filosofia ou ensino filosófico torna-se portanto bloqueado para o currículo de ensino médio de tal época. Este órgão teve total influencia sob o ensino brasileiro no regime civil-militar pós 1964.        

DA DOUTRINA DE SEGURANÇA NACIONAL E DESENVOLVIMENTO

A DSND, era um embasamento de que segurança interna e desenvolvimento econômico de um país são indissociáveis,  reflexo do binômio lançado por Castello Branco em discurso ocorrido na abertura do ano letivo da Escola Superior de Guerra (ESG), expressava-se em “segurança e desenvolvimento”, lema que foi adotado pelos governos militares que o sucederam. Em suma a importância maior da DSND, era a...         Continue lendo este texto

Elianderson Muniz é aluno do 4º termo do curso de Direito da FAPEPE / UNIESP. Seu texto é resultado de discussões da disciplina de Filosofia do Direito.

terça-feira, 1 de março de 2011

O ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA É DEBATIDO EM ANÁLISE CRÍTICA

 Curso promove a cultura cinematográfica e o debate sobre relações sociais
Por Flávia Arenales


Promover a cultura cinematográfica e ensinar como é possível fazer uma análise de filmes que saia do campo do senso comum é um dos objetivos do curso: Métodos para análise crítica de cinema: o olhar de Fernando Meirelles sobre a obra de José Saramago – “O Ensaio sobre a cegueira”.
Alunos na oficina de análise
de crítica jornalística
Promovido pelo curso de Comunicação Social e ministrado pelo docente Julio César Gonçalves, a análise está dividida em três partes: Técnicas de redação crítica (a resenha jornalística); método de análise cinematográfica e oficina de análise de críticas jornalísticas.
De acordo com o docente, o filme Ensaio sobre a cegueira propõe uma discussão sobre as relações sociais no mundo de hoje, onde imperam os desejos pessoais, o consumo exacerbado e, acima de tudo, um esfriamento no cuidado com o outro. “Trata-se de questões éticas porque o autor nos leva a pensar: O que aconteceria se todos ficassem cegos?. A proposta do autor leva-nos a enxergar que somente quando estamos cegos para nossas viadades e vontades próprias é que podemos visualizar os outros em sua essência”.
Gonçalves comenta que, escolheu este filme para ser debatido devido a alguns motivos. “Gostei muito da discussão proposta pela película e a dinâmica de gravação e produção do diretor Fernando Meirelles é espetacular. Além disso, o escritor José Saramago morreu recentemente, em 18 de junho de 2010, é uma forma de homenageá-lo”.
A primeira parte do curso aconteceu em 26 de fevereiro, das 13h30 às 17h30. Os alunos que se interessarem podem se inscrever para a segunda parte, que será promovida em 12 de março. “Falaremos especificamente do método de análise do filme”, explica.
O único pré-requisito para participar do curso é ter assistido ao filme. O valor da inscrição é R$ 15,00, com certificado de 12 horas. O material em slides, utilizado pelo professor encontra-se digitalizado e pode ser acessado por meio deste link. MATERIAL

Flávia Arenales é formada em Comunicação Social com habilitação para Jornalismo. É professora nas cadeiras de Jornalismo especializado, Assessoria de imprensa e Agência de notícias. Atua como assessora de imprensa da FAPEPE/UNIESP no campus de Presidente Prudente










DIRETO AO ASSUNTO - TEMAS DO BLOG