Pesquisa no Blog

quinta-feira, 19 de abril de 2012

AUDIÊNCIA PÚBLICA EM PRUDENTE DECIDE USO DE SACOLINHA


Houve hoje, na Câmara Municipal de Presidente Prudente, uma audiência pública para debater sobre a proposta que obriga o fornecimento gratuito de sacolas biodegradáveis na cidade. Esta proposta partiu do vereador Izaque Silva (PSDB, embora contou com o endosso de quase a totalidade dos outros vereadores.
A questão é bastante polêmica. O uso das sacolinhas, fornecidas pelos supermercados foi abolido desde o dia 25 de janeiro deste ano (com um prazo de mais 60 dias para a adaptação da população), e a partir de 04 de abril, elas deixaram de ser fornecidas definitivamente. Os supermercados não estão fornecendo, nem gratuitamente, nem comercialmente, a sacola biodegradável, apenas as retornáveis. Acredito que a proibição das sacolas plásticas nos supermercados (assim como também deveria ser em outros estabelecimentos), só pode fazer bem ao meio ambiente, porém não podemos ser ingênuos em acreditar nesse ataque de benevolência ambiental provindo de associações como a APAS (Associação Paulista de Supermercados). 
É óbvio que a ação por parte da associação visa redução de gastos com as tais sacolas, beneficiando as empresas em questão, mas não podemos fechar os olhos para os benefícios que essa açãoestá trazendo ao meio ambiente, ainda que mascarada de boas intenções.
O problema do meio ambiente está muito longe de ser resolvido, mas ações, ainda que pequenas podem melhorar significativamente o espaço onde habitamos.

FICA A DICA
Segue uma sugestão de ECOBAG para fazer as compras no supermercado ou carregar materiais do dia-a-dia.
PASSO 1 - Pegue a camiseta velha e vire-a do avesso. Desenhe o formato que deseja obter na bolsa (oval, quadrada, retangular). O tamanho é você quem escolhe.
PASSO 2 - Corte atravessando ambas as camadas do tecido para que você tenha duas peças idênticas. Você pode deixar a bainha da camiseta intacta ou cortá-la fora.
PASSO 3 - Junte as duas camadas e em seguida costure a borda de uma na outra. Deixe a abertura do do saco intacta.
PASSO 4 - Para evitar desgaste, com uma linha mais grossa aplique pontos zigue-zague na parte estreita da borda.
PASSO 5 - Use uma régua e caneta esferográfica para desenhar os traços. Importante: deixe um espaço de 4 cm a partir do topo para início das marcações.
PASSO 6 - Use tesoura ou estilete. Corte os espaços entre as marcações (deixe mais ou menos 2 cm entre um corte e outro).
PASSO 7 - Estique o tecido e pronto!

PASSO 1
PASSO 2 
PASSO 3 
PASSO 4
PASSO 5
PASSO 6 
PASSO 7
 

Nenhum comentário:

DIRETO AO ASSUNTO - TEMAS DO BLOG