Pesquisa no Blog

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

PROFESSOR, VOCÊ TRABALHA OU SÓ DÁ AULA???

Li a matéria veiculada pela VEJA ("Por ano, 3.000 professores desistem de dar aula em SP") e não me surpreendi. Porquê? Bom... por dois motivos: primeiro porque sou professor e sei o quanto é difícil trabalhar e não ser valorizado enquanto profissional, dar duro a semana inteira e ainda ter que levar serviço pra casa, sacrificando os finais de semana, o lazer, a família. Em segundo lugar porque está difícil educar, hoje em dia. Dificuldades que vão desde às de conteúdo específico à falta de trato - aquela educação que "vem de berço", sabe?
Nestes meus poucos (quase 10 anos) de docência, tive de suportar estudantes mal-educados e hostis, que armam barraco por qualquer besteira. Até boletim de ocorrência tive de fazer após ameaça de morte... Gosto muito do que faço e dos bons estudantes que tenho. Sei também que posso fazer a diferença na vida deles. Porém, não somente eu, mas a classe do professorado está se cansando (ou enlouquecendo). O que será de nossa sociedade quando não houver mais esse profissional para exercer sua profissão? Tenho consciência que o professor não resolverá os problemas da nação (seria muita ingenuidade assim supor), entretanto, ele fará falta, com toda certeza... 

9 comentários:

Jaqueline Peixoto Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jaqueline Peixoto Lima disse...

O trabalho exercido pelos professores dentro de sala de aula é de grande importância, porém não vem sendo reconhecido e nem respeitado pelos jovens que muitas vezes não recebem a devida educação em suas casas e se comportam diante de algumas situações de maneira inadequada e desrespeitosa com seus professores que são "obrigados"a conviver diariamente em um ambiente cheio de indisciplina e conflituoso devido a falta de interesse e responsabilidade dos alunos.

Unknown disse...

O trabalho que os professores exercemdentro da sala de aula tem grande importancia porem nao e reconhecido e nem respeitado no brasil onde vivemos muitos jovens tambem nao respeitam por que nao receberam a devida educaçao em sua casa e diantes de alguma s situaçoes acabam se comportando de maneira inadequada e as vezes desrepeitosas com os profesores que nos dias de hoje sao obrigados a conviver com essas barbaridades por falta de intereca de alunos e tambem por falta de responsabilidade .

Unknown disse...

É triste a falta de interesse dos alunos hoje em dia, a cada dia que passa menos pessoas querendo estudar para serem professores, pois a falta de educação na sala de aula hoje em dia, a pergunta é, o que será o Brasil sem professores? Qual será o futuro dele?

Unknown disse...

Hoje no brasil a falta de interesse de muitos alunos que frequenta escolas privadas ou públicas e muito grande,e muitos lugares há professores capacitados para um ensinar com qualidade os alunos,mais não há interesse da parte deles,alguns lugares do Brasil recebem muito mal pra aguentar certa coisas ocorrida dentro da sala de aula,isso e uma coisa que poderia ser revisto pelo o Ministério da Educação,para que os professores recebesse um salário de qualidade.

Kemuel.Araujo disse...

É desse jeito, a cada dia que vai passando, o povo fica mais desinteressado, hoje em dia a falta de interesse é predominante em muitos lugares, existem professores qualificados para o aprendizado dos alunos, mais isso não impede na falta de interesse pessoal e coletivo..

simplesinsano disse...

Estamos inseridos num país onde os professores não tem o seu devido valor, onde de quem mais se deveria receber ajuda, vem o "abandono". Será que ninguém percebeu que sãos os professores que fazem parte da formação do caráter de um aluno, com professores desanimados, desestimulados, futuros cidadãos desanimados e desestimulados.

Unknown disse...

Nos dias de hoje o mundo enfrenta uma enorme quantidade de alunos não interessados nas salas de aula,com tudo isso a culpa de desinteresse dos alunos cai sempre nas costas do professor que muitas vezes escuta desaforos dos estudantes,muito boa matéria,parabéns !!

Unknown disse...

Realmente, a classe de professores é desvalorizadas sendo que teria que ser a mais reconhecida, porque ninguém chega a lugar nem um sem a ajuda de um professor. Nem um médico é médico, nem um advogado é advogado, sem antes passar por uma sala de aula. Hoje em dias a maioria dos jovens não respeitam os professores, mais eles tem que entender, que sem a ajuda de um professor eles não ceram nada no futuro.

DIRETO AO ASSUNTO - TEMAS DO BLOG