Pesquisa no Blog

domingo, 11 de outubro de 2015

ATIVIDADE FÍSICA E SEUS INÚMEROS BENEFÍCIOS.


No passado a atividade física era vista apenas como esporte para atletas de alto rendimento, entretanto já há alguns anos isso tem mudado. Ela traz inúmeros benefícios, tanto para quem tem alguma patologia, quanto como prevenção de muitos problemas físicos e mentais. 
Reduzir a tensão muscular, diminuir o nível de ansiedade e estresse, melhoria do sono, modulação do sistema antioxidante (efeitos de envelhecimento celular), melhoria do condicionamento cardiorrespiratório, do sistema circulatório, regulação do intestino, entre outros benefícios.
Nossos músculos sustentam nosso esqueleto. Por isso, com músculos mais bem preparados estaremos reduzindo o efeito de dores articulares e dores na coluna. No âmbito preventivo e da reabilitação física, a atividade física é ainda muito mais importante do que se imagina. Para toda lesão, seja ela muscular, ligamentar, tendinosa ou óssea, sejam elas com intervenção cirúrgica ou não, se faz necessário uma recuperação muitas vezes iniciada com um fisioterapeuta, e posteriormente um fortalecimento vindo de uma pratica esportiva, bem como, musculação, natação, hidroginástica, pilates entre outras.
Existem muitas doenças que podem ser facilmente controladas com a pratica de atividade física regular, à exemplo, a obesidade, diabetes, colesterol, hipertensão dentre outras tantas. É importante ressaltar, entretanto, que antes de realizar qualquer exercício físico é preciso uma avaliação médica embasada em exames laboratoriais para que se defina o nível de cada item citado, conforme a necessidade. 

Psiquiatras e psicólogos também  aconselham a atividade física para seus pacientes para efeito de bem-estar, afinal exercícios liberam hormônios relacionados ao mesmo. Para além de tudo isso, ainda é possível contar com os benefícios estéticos, afinal qual mulher não quer ter um “bumbum” durinho e empinado, e qual homem não quer um corpo com músculos fortes e definidos, pois bem, existem esportes que exigem a contração muscular de uma forma mais intensa, proporcionando assim esses benefícios. É importante que todos se conscientizem da necessidade da pratica de esportes, pelo menos três vezes na semana, e é claro com a supervisão de um profissional capacitado para avaliar, e prescrever sua atividade respeitando suas limitações, seus objetivos e sua individualidade biológica. Esse profissional é o Profissional de Educação Física, que hoje em dia se tornou muito importante, para a prescrição de treinos. Treinos estes que se diversificaram muito  com o aumento da procura por atividades que agradem a todos os gostos e biofísicos. Então galera não tem desculpas, bora fazer atividade física.





WESLEI DE OLIVEIRA é educador e preparador físico. Atua em academias como personal em musculação e como professor de pilates. 

Nenhum comentário:

DIRETO AO ASSUNTO - TEMAS DO BLOG